Notícias Galharini

Notícias, informações de utilidade pública e da equipe escolar.

  • Vote neste Blog

  • Arquivos

  • Categorias

Visita ao MAPA (Museu de Arte Primitiva de Assis)

Posted by galharini em 25/08/2010

Na tarde de 25 de agosto de 2010 os alunos das series 7ª B  e  7ª C do Ensino Fundamental II visitaram o Museu de Arte Primitiva em Assis. Foi uma visita muito proveitosa e fomos recepcionados pelo senhor Marcos Maroubo, que carinhosamente atendeu aos nossos alunos e nos forneceu o material contendo a parte histórica da criação do museu. Os estudantes ao final da visita receberam uma prancha contendo papel em branco e lápis para retratarem as obras que mais lhe chamaram a atenção e os mesmos realizaram a atividade com prontidão e alegria. Ao final da atividade proposta  foi recolhido o material e entregue à recepção do Museu. Na visita estavam presentes os professores Kleber (Arte), Roberto (Sociologia) e Silmara Ausec (Inglês) .

Fundação Assisense de Cultura “Joshey Leão”

MUSEU DE ARTE PRIMITIVA “JOSÉ NAZARENO MIMESSI”

Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi”

O Museu de Arte Primitiva de Assis, teve sua  origem, quando José Nazareno Mimessi , doou para a Prefeitura Municipal de Assis, em 28 de janeiro de 1.983, de sua coleção particular, duzentas e quatro obras de artistas primitivistas, dos quais, cem, eram do artista primitivista Ranchinho, que ele descobriu e revelou ao Brasil e ao Mundo.

José Nazareno Mimessi, tornou-se um cidadão extremamente interessado e apaixonado pela arte primitiva. Essa paixão, fez com que Mimessi se correspondesse com pintores, museus, críticos de arte primitiva, de todo o Brasil. Assim, pode documentar, de uma certa forma, a vida desses pintores. Em 1991, esse material foi doado ao CEDAP – Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa, da Unesp de Assis.

Atualmente, o Museu, denominado Museu de Arte Primitiva “José Nazareno Mimessi”, possui aproximadamente, mil e quinhentos e nove obras (pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas, etc), e figura entre os maiores na área de Arte Primitiva.

Está localizado em um Parque Ecológico, Parque João Domingos Coelho – conhecido como Parque do Buracão -, na Rua Antonio Zuardi, 895, e  funciona, em prédio próprio, de 517 m2 de construção, inaugurado em 26 de setembro de 1.999, patrocinado pela Telesp, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O museu possui três salas, sendo duas para exposições temáticas temporárias e uma permanente, contendo somente, obras de artistas primitivos. Estas salas e a reserva técnica são climatizadas.A importância e a qualificação do Museu de Arte Primitiva “José Nazareno Mimessi” tem sido enfatizada por críticos como Roberto Rugiero, Antonio do Nascimento e artistas de renome, como por exemplo, Waldomiro de Deus, José Vieira Madalena, Zica Bergami, entre outros. Entre os artistas cadastrados destacamos os precursores da arte naif, Heitor dos Prazeres, Djanira, como também os primitivistas, Poteiro, José Antonio da Silva, Ranchinho, Chico da Silva, Maria Auxiliadora, Zica Bergami, José Vieira Madalena, Eliza Mello, José Coimbra,  Bajado, e muito mais.

O MAPA foi avaliado pelo cubano Alberto Quevedo, museólogo especialista em arte primitiva, como um dos mais importantes e completos, dentro do gênero naif, em todo o país.

Horário de Funcionamento:

Terça-feira a Sexta-feira: 8 às 11h e das 13 às 18h

Sábado: 8 às 11h e das 13 às 17h

Deixe um comentário